Projeto Verão exige preparo, alerta médico

26 Jul

Com a proximidade do verão, começam as “temporadas de reforço” nos exercícios, com o objetivo de não fazer feio no fim do ano. Porém, o médico ortopedista Roberto Cisneros alerta que é necessário algumas precauções para evitar lesões, e encerrar mais cedo o projeto verão.
A corrida de fim de ano às academias, e agora também para as corridas de rua e ciclismo amador, deve ser acompanhado de perto. Primeiro, segundo o ortopedista, especializado em cirurgia de joelho, é necessária uma avaliação médica. “Para poder detectar possíveis limitações funcionais e físicos, que devem ser de conhecimento da pessoa”, afirmou Cisneros.
Depois a recomendação é montar um cronograma de treinamento, e segui-lo à risca. Isso evita a ansiedade do futuro atleta amador, o que diminui a chances de problemas com o próprio corpo.
“Se tiver que suspender a prática esportiva, por qualquer motivo, o atleta amador tem que retomar aos poucos. O racional deve superar a racional”, explicou Roberto Cisneros.
Para quem optar por ciclismo amador ou corrida de rua, por exemplo, a recomendação é de também entrar na academia, para ter um preparo melhor.
Por fim, em qualquer sinal de dor ou desconforto, o ortopedista alerta que um médico deve ser procurado imediatamente. “A dor pode ser um sintoma tardio de uma sobrecarga que vem ocorrendo há semanas”, comenta Cisneros.

PROGRAMAS ORTHOS

ARTIGOS

29 Aug
Diferente da ortopédica, ela atua em reabilitação e preve...
17 Aug
Contato com água aliado à fisioterapia otimiza os resultad...

VÍDEOS